Carregando... Por favor, aguarde...

Marcas populares

Boletim Informativo


Problemas mais comuns da visão

 

Problemas de visão mais comuns

Nossa visão é muito importante, porém só damos o devido valor a ela quando por algum motivo ficamos impossibilitados de enxergar com perfeição, nossos olhos são formados por diversas composições, que quando juntas conectam-se ao mundo exterior e interior, captando as diversas imagens, conhecidas e desconhecidas.
Os problemas oftalmológicos vêm crescendo consideravelmente, atingindo não somente pessoas com mais idade, mas também crianças e jovens é preciso estar atento, pois quanto mais cedo for detectado algum problema na visão maior se tornam as possibilidades de cura e êxito no tratamento, para isso aprenda a identificar os problemas mais comuns, reconhecendo seus sintomas, confira:

 MIOPIA, caracteriza-se pela visão curta, é uma alteração que ocorre na formação da imagem, geralmente quem sofre de miopia não consegue ver ou identificar pessoas e objetos quando estão longe, pois a imagem não se forma sobre a retina, mas na frente dela. A miopia tende a se desenvolver dos cinco aos vinte anos de idade, podendo surgir até os quarenta anos. Recomenda-se procurar um especialista quando não conseguir assistir TV longe do aparelho ou ler um livro sem ter que aproximá-lo da visão. A miopia pode ser facilmente corrigida com o uso de óculos ou lentes de contato.

HIPERMETROPIA, é o inverso da miopia, pois é visão longa, sendo que a imagem é formada atrás da retina, com isso a pessoa sente dificuldade em enxergar de perto, caso ocupe a visão com alguma atividade que exija leitura muito próxima, por exemplo, sente-se um cansaço ocular muito grande. Seus principais sintomas são dor de cabeça e ao redor dos olhos, as crianças tendem a reclamar muito desses sintomas, principalmente após as aulas, em adultos os sintomas são os mesmos. A hipermetropia pode ser tratada com o uso de óculos e lentes.

ASTIGMATISMO, caracteriza-se por uma irregularidade na superfície da córnea, quem sofre de astigmatismo apresenta dificuldades para enxergar de perto e de longe, pois como os raios de luz não são focados todos por um único ponto, a imagem acaba distorcida. O astigmatismo tende a se desenvolver ainda na infância sendo claramente observado em fase escolar, porém muitas vezes seus sintomas são confundidos com falta de atenção, podendo dessa forma comprometer o aprendizado da criança. Depois de identificado o problema, resolve-se normalmente com o uso de óculos ou lentes de contato.


PRESBIOPIA, popularmente conhecida por “vista cansada”, a presbiopia afeta geralmente pessoas a partir dos quarenta anos, devido ao cristalino perder sua elasticidade, deixando assim a córnea e a lente do olho menos alongáveis, um processo natural que ocorre enquanto envelhecemos, seu principal sintoma é a dificuldade em focar objetos perto dos olhos, para o tratamento, óculos.

AMBLIOPIA, de todos os problemas oftalmológicos este é o mais sério, ambliopia, olho preguiçoso ou olho vago são algumas definições para esta disfunção que se caracteriza pela redução ou perca da visão de um ou de ambos os olhos, atrapalhando a criação de imagens pelo cérebro, geralmente se desenvolve dentro dos seis primeiros anos de vida e é reversível quando diagnosticada precocemente, tornando-se irreversível quando não tratada até os oito anos de idade, como não há sinais claros esteja atenta caso seu filho apresente estrabismo ou diferença no grau entre os olhos, o tratamento geralmente é feito através da oclusão do olho de melhor visão, quanto ao tempo do tratamento este dependerá da intensidade e idade do paciente.

Esteja atenta a qualquer problema na visão e consulte um oftalmologista a qualquer sintoma não habitual, cuide de sua visão, pois nossos olhos funcionam como verdadeiras câmeras fotográficas e são eles os responsáveis em registrar momentos marcantes e importantes em nossa vida, por isso merecem sempre nossa atenção.

 

bestlens21.jpg